Dor no ombro: o que pode ser?

Home » Dor no ombro: o que pode ser?

A dor no ombro geralmente tem sua origem nas articulações, músculos, ligamentos ou tendões, mas também pode ser causada por outras condições de saúde que afetem as estruturas do abdômen e tórax, por exemplo, em um caso extremo, por um ataque cardíaco.

Quando a origem da dor é nas articulações e nos tecidos circundantes, a dor geralmente se intensifica com o movimento, ou, em alguns casos impossibilita o movimento.

A dor no ombro pode surgir de um simples mau jeito ou postura incômoda, não representando gravidade e melhorando apenas com cuidados em casa, como descanso, compressa e uso de analgésicos. Mas é importante saber o que ela pode representar em casos mais avançados:

Fratura

Quebra de um osso devido à pancada ou acidente. A dor no ombro pode ser resultado de uma fratura nos ossos do próprio ombro ou nas estruturas ligadas a ele, como o braço.

Bursite

Inflamação das bursas (bolsas de líquido) que protegem as articulações, causando dor e desconforto.

Radiculopatia cervical:

Dor irradiada causada pela compressão dos nervos da coluna cervical que se estendem até os braços, passando pelo ombro.

Luxação de ombro:

Ou ombro deslocado, ocorre por movimento brusco ou acidente. Provoca dor e incapacidade imediata de movimento.

Capsulite adesiva do ombro:

Ou ombro congelado, caracteriza-se pela dor e dificuldade do movimento, devido ao enrijecimento das articulações.

Osteoartrite do ombro:

Ou artrose do ombro é a alteração da integridade da cartilagem que reveste e protege as articulações.

Artrite reumatóide:

Inflamação crônica nas articulações causando inchaço e dor, também conhecida como poliartrite crônica evolutiva. Nesta condição, a imunidade do próprio corpo ataca os tecidos.

Lesão do manguito rotador:

Lesão no conjunto de músculos que tem o papel de, junto com os tendões e ligamentos, estabilizar o movimento do ombro.

Tendinite de ombro:

É a inflamação dos tendões do ombro, causando dor e dificuldade de movimento. Pode ocorrer em diversas intensidades, podendo inclusive ocasionar a ruptura do tendão.

Quando devo me preocupar?

A dor no ombro representa uma emergência médica quando é causada por uma lesão e dor intensa, podendo apresentar visível deformação na articulação.

Mesmo se não houver necessidade de se deslocar para um pronto-socorro, fique atento à vermelhidão local e inchaço acompanhado de dor, mesmo que não seja intensa. Nestes casos, não fique na dúvida e agende uma consulta com o médico ortopedista especialista. Uma lesão não tratada, ou mal tratada, pode representar problemas mais sérios no futuro.

2021-06-12T09:34:58-03:00junho 12th, 2021|blog|0 Comments

Leave A Comment

Go to Top