Area Restrita! Area destinada para administradores.
11 3093-9000 / WhatsApp 11 9 4569 1756

Eventos

Artroscopia é técnica pouco invasiva para lesões de ATM, joelhos e ombros

07/08/2016

Participação especial do Dr. Moisés Cohen no Programa Bem Estar - Rede Globo

Cirurgia por videolaparoscopia corrige desgastes e problemas articulares. Procedimento é indicado quando não há necessidade de operação aberta.

A todo momento, usamos alguma articulação do nosso corpo. Seja para sentar, levantar, comer, falar ou pegar algo. São dedos, joelhos, ombros, punhos, tornozelos e ATM (articulação temporomandibular), que se movem como se fossem as engrenagens de uma máquina. Ao mesmo tempo em que elas nos ajudam, nós também as sobrecarregamos, por isso é comum haver desgastes ou lesões.

Muitas vezes, uma dor de cabeça constante que não se sabe direito de onde vem, e não é sinusite, enxaqueca nem labirintite, pode ser problema na mandíbula, na ATM. Segundo o ortopedista Moisés Cohen e o cirurgião bucomaxilofacial Gabriel Pastore, muita gente sente dor na mandíbula, nos joelhos ou ombros e não resolve isso com fisioterapia. Às vezes, a situação também não é tão grave que precise de uma operação aberta.

Para resolver esse caso, existe uma técnica não tão invasiva que pode aliviar as dores: a artroscopia, que nada mais é que um procedimento por videolaparoscopia. Esse método olha dentro de articulações, ligamentos, tendões e cartilagens, e torna a recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Na artroscopia, são feitos dois pequenos cortes. Em um deles, é introduzida uma câmera que transmite as imagens para um monitor e, assim, é possível que o cirurgião veja as articulações por dentro. Essa técnica já é possível desde os anos 1980 e vem se ampliando para outras articulações. Atualmente, a artroscopia é feita também nos quadris e tornozelos. Se for usada uma câmera menor, ainda é possível realizá-las nos cotovelos, punhos e dedos.

Entre os problemas que podem ter indicação de artroscopia, estão: tendinite, ruptura de tendões, inflamação, calcificação, lesões de menisco, ligamentos e cartilagens. Já as fraturas e os desgastes nas articulações geralmente precisam de outros tratamentos. No caso da ATM, a prescrição é geralmente para os pacientes que não tiveram resultado com tratamentos convencionais (aparelhos ortodônticos, placas de silicone ou fisioterapia), mas também não têm algo tão grave que demande uma cirurgia aberta.

Info ATM (Foto: Arte/G1)

Info joelhos (Foto: Arte/G1)

 

Acesse o link do Portal Globo.com - Bem Estar: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/08/artroscopia-e-tecnica-pouco-invasiva-para-lesoes-de-atm-joelhos-e-ombros.html

BigShoe FIFA

LEIA MAIS >
Residência em cirurgia de Joelho
01/01/2018
LEIA MAIS >
Inscrições abertas para residencia em cirurgia do Joelho 2018

LEIA MAIS >